17 ferramentas de screencast para criar video aulas, tutoriais e videos de vendas

17 ferramentas de screencast para criar video aulas, tutoriais e videos de vendas
08 abr 2014

O vídeo já é essencial para o Marketing Digital. E passou a ser também para o ensino e a aprendizagem.

Simplesmente porque com o vídeo é mais fácil comunicar algo complexo. E, de quebra, o vídeo torna a mensagem mais atraente e engajadora.

Por isso, uma das competências digitais que professores e educadores do século 21 devem ter é a capacidade de criar vídeos para compartilhar com os seus alunos.

Alguns educadores já sabem disso e uma pergunta que fazem com frequência é “Qual o melhor software para fazer vídeo-aulas com screencast?

Existem várias ferramentas – gratuitas e pagas – e não precisa ter nenhum habilidade avançada em tecnologia para usá-las.

Se você quer criar tutoriais, vídeo-aulas e videos de vendas para compartilhar com seguidores, alunos ou clientes, confira então a seleção que fiz das melhores ferramentas de screencast.

Caso você não saiba o que é um screencast, veja a breve explicação a seguir…

O que é um Screencast?

É uma ótima maneira de demonstrar como algo funciona ou explicar um assunto, através da gravação do que você apresenta na tela do seu computador, incluindo a captura do áudio, enquanto você faz a narração.

Ferramentas de screencast permitem criar vídeos, como tutoriais e diversos tipos de vídeos explicativos. Neste artigo, tem 17 ferramentas para você escolher.

Mas, antes de prosseguir, veja…

Duas dicas

A primeira dica é que caso você tenha dificuldade com o idioma Inglês para usar estas ferramentas, use o Google Tradutor. É a maneira mais fácil de traduzir palavras e textos.

A segunda dica é não desistir! Fazer screencasts é uma habilidade que se conquista a partir do segundo ou terceiro vídeo que você faz. Se o primeiro vídeo não ficar tão bom quanto você gostaria, tente mais uma vez. Até mesmo usuários experientes precisam usar duas, três vezes uma ferramenta nova até ficarem satisfeitos com o resultado.

Vamos agora para as ferramentas em ordem alfabética! 

PS: Para meus screencasts, uso a de número 2!

1. Camstudio

Camstudio

É uma ferramenta gratuita, mas não confunda com o Camtasia Studio (veja logo abaixo). O Camstudio permite criar vídeos e tutoriais gravando a tela do seu computador e também capturando o áudio. Tem uma interface fácil de usar e inclui um recurso de anotação de vídeo e cursores personalizados.

2. Camtasia Studio

Camtasia Studio

Este software é o líder de mercado em screencasting e é para usuários de PC. Ele tem algumas características interessantes e uma grande quantidade de recursos oferecidos como editar o áudio e o vídeo de forma independente. Mas é uma ferramenta que tem uma curva de aprendizado.

3. Camtasia Mac

Camtasia Mac

Camtasia Mac é diferente de Camtasia Studio, embora ambos sejam produzidos pela Techsmith. Camtasia Mac tem algumas características bem legais e é menos complicado de usar do que o Camtasia Studio, mas ainda exige um pouco de trabalho até que você se familiarize com ele.

4. Capture Fox

Capture Fox

Ferramenta gratuita da Firefox, é bem fácil de usar para criar vídeos, tutoriais ou qualquer coisa que possa ser exibida em seu computador. Com dois cliques, você pode iniciar a captura de tela e também gravar sua voz.

5. Collaaj 

Collaaj

Collaaj faz algo diferente. Não só funciona em Mac ou PC, mas há também um aplicativo para iPad. É uma ferramenta muito boa e permite que você grave sua tela e de sua webcam. Os vídeos podem ficar nos servidores da Collaaj o que torna muito fácil compartilhar com alunos e vice-versa. A versão gratuita só permite gravar por 2 minutos, mas há uma grande variedade de planos pagos, dependendo de sua necessidade.

 6. Jing 

Jing

Jing é outra ferramenta da Techsmith, só que gratuita. Tem uma interface super simples de usar – provavelmente a mais fácil de todas – mas tem limitações, como por exemplo, não é possível gravar da webcam e nem fazer anotações nos vídeos. Também não pode gravar mais de 5 minutos e só publica vídeos no formato swf. Vem com uma conta gratuita no Screencast.com para compartilhar os vídeos, mas alternativamente, você pode compartilhar diretamente no Twitter, Facebook e Flickr.

7. Koyote 

Koyote

É gratuito e você pode gravar a tela inteira do seu computador ou apenas algumas áreas da tela. Os formatos de vídeo em FLV e SWF não exigem nenhuma instalação adicional de codecs. Tudo está incluso no software.

8. Krut

Krut

Krut é uma ferramenta escrita em Java e bem adequada para fazer vídeos tutoriais na maioria das plataformas. Krut grava atividades de sua tela incluindo áudio. Os arquivos ficam no formato Quicktime MOV. O programa tem uma interface intuitiva e compacta.

9. Screencast-o-Matic

Screencast-o-matic

Excelente em termos de recursos, de facilidade de uso e de preço. Com um clique você pode começar a gravar a tela de qualquer  navegador, Windows, Mac, Linux. Não precisa instalar nenhum software, é tudo on-line. Vídeos feitos usando a versão gratuita são limitados em 15 minutos e tem uma marca d’água que só pode ser removida baixando a versão Pro. Os vídeos podem ser enviados diretamente para o YouTube ou publicados no próprio servidor de compartilhamento do Screencast-O-Matic.

10. ScreenCastle

ScreenCastle

É uma ferramenta online fácil de usar para gravar tutoriais direto da tela do computador. Não é tão profissional como outras ferramentas, mas é bem fácil de usar e compartilhar os vídeos criados.

11. ScreenFlow

ScreenFlow

Software para usuários de Mac. Tem recursos avançados, como a capacidade de separar fluxos de áudio e de vídeo para edição independente e capacidade de congelar, acelerar ou retardar o vídeo. Vale a pena o investimento se você já tem alguma familiariedade com softwares de edição.

12. Screenr

Screenr

Ferramenta gratuita baseada na web para Windows ou Mac, não precisando instalar qualquer software no seu computador. A desvantagem é que não permite gravar da sua webcam e só pode gravar por 5 minutos. O vídeo é publicado em formato de alta definição Flash, e há opções para compartilhar no Twitter, YouTube, no seu website ou em qualquer outro lugar na web.

13. Smart Pixel

SmartPixel

É um software de captura de tela gratuito e bem fácil de usar. Permite fazer vídeos profissionais, tutoriais, vídeos de games, vídeos com webcam e vídeos caseiros em qualidade HD 1080p.

14. Snagit

Snagit

A Snagit é uma ferramenta mais simples da Techsmith e muito semelhante ao Jing, mas um pouco melhor. Permite gravar sem limitação de tempo e os vídeos são publicados em formato mp4. Mas não é gratuito, custa US$ 49. É razoavelmente bom, mas pode ser caro para o que você talvez precise.

15. Voila 

Voilla

É uma ferramenta sem grandes diferenciais. Grava sua tela e de sua webcam, mas não os dois ao mesmo tempo. Para screencasting é tão útil quanto Snagit – mais ou menos no mesmo preço.

16. Webinaria

Webinaria

Ferramenta gratuita e fácil de usar. Pode ser usada para fazer screencasts com gravação de áudio. Você pode criar vídeos como um arquivo avi. e transformá-los em arquivo FLV. Você também pode adicionar voz e editar o arquivo gravado. Requer o Windows para ser usado.

17. Wink

Wink

Wink é um software gratuito e você pode capturar screenshots, adicionar explicações, caixas, botões, títulos, etc, e gerar vídeos bem eficazes.

Deixe seus comentários abaixo


Lilia Porto

Lilia Porto é criadora da TamaPitch e especialista em Video Marketing. Também é curadora de conteúdo do site O Futuro das Coisas. Twitter: @liliapcastro | Google+

Observações

  1. Muito bom amiga Lilia, atualmente estou usando o camtasia é um ótimo software, alguns que você citou eu não conhecia, estou de olho no sony vegas dizem ser um ótimo editor de vídeos. sucesso

    • Lilia Porto Diz: abril 8, 2014 at 12:23 pm

      Olá Edson! Também uso o Camtasia. O Sony Vegas é um ótimo editor de vídeos, mas não para screencasts. Abraços e Sucesso!

  2. Ola lila, excelente post. Economiza um tempo extremo em busca dessas ferramentas. Ajuda demais. Gosto muito do seu trabalho. Continue assim..Sucesso.

  3. Muito legal esse artigo Lilia!

    Com tantas opções de softwares para gravar vídeos
    eu ficava um pouco perdido na hora de escolher
    o que melhor se adapta para cada situação.

    Com esse artigo ficou bem claro como gravar vídeos
    da tela ou webcam com os softwares corretos
    sem precisar gastar uma fortuna pra começar.

    Muito obrigado pelas dicas, abraço!

    • Lilia Porto Diz: abril 8, 2014 at 9:05 pm

      Olá Cláudio Roberto! Que bom que ajudou a esclarecer. Tem muitas opções, mas ainda assim recomendo o Camtasia, que é o que uso. Li também várias opiniões favoráveis ao Screencast-O-Matic. Gd abraço e obrigada por participar!

  4. O que gosto no Camtasia são os codecs que deixam os vídeos num tamanho bem razoável, o que facilita bastante. Ótimo artigo Lilia.

  5. Lilia, parabéns pelo trabalho e pelo conteúdo!
    só uma dúvida:

    Vc comentou que o Camtasia e Camtasia Mac são diferentes.
    mas ambos tem as mesmas funções? apesar de serem diferentes e curvas de aprendizado?
    obrigado
    Christiano

  6. Obrigado por partilhar informação que podemos transformar em conhecimento.

    Sugiro também, para usuários de iPad´s, os Apps Educreations, Knowmia (o mais completo) e ShowMe.

    Se alguém souber de Apps para Android, agradeço.

  7. Oi Lilia. Nossa você sabe mesmo das coisas. Trabalho com cálculos trabalhistas e gostaria de montar vídeo aulas para depois vendê-las pela internet. Nunca gravei nada na net. Já li várias coisas a respeito, inclusive a ferramenta Camstudio. Jà assisti várias video aulas, em que o professor aparece de um lado e a aula do outro lado, como se fossem duas telas. Você saberia me dizer que programa é esse? Também não entendi como vendê-las na internet. Tenho que me associar a algum Banco. Tenho que abrir firma? Você poderia me explicar isso? Vi alguns lugares que já disponibilizam o programa, mas cobram pela hospedagem, por exemplo, a Monqi. Você acha confiável?Muito obrigada. Ana

    • Oi Ana! Muito obrigada!

      Vamos às suas perguntas:

      1) Estes programas (Camtasia, etc) servem para gravar a tela do seu computador ou laptop enquanto você fala usando um headset ou microfone. Na tela você tanto pode mostrar uma apresentação em PowerPoint (se vc usa PC) ou Keynote (se vc usa Mac), como navegar por sites etc. O Camtasia grava tudo que vc quiser mostrar na tela.

      Geralmente, em video-aulas, usa-se uma apresentação em PowerPoint. Você pode optar em aparecer ou não. Você pode fazer de 2 formas:

      – Primeiro vc aparece explicando rapidamente o que será apresentado na vídeo-aula. Se você não tiver uma câmera de vídeo, vc pode usar a câmera do seu computador para te gravar, enquanto vc fala. Você fala uns 2 minutos e depois sai de cena. Fica só a apresentação em PowerPoint.

      – a segunda forma é você aparecer no início do vídeo, e depois entra a apresentação em PowerPoint. Mas vc continua aparecendo num quadradinho, no canto superior (esquerdo ou direito) da tela.

      Depois que você tiver gravado tudo, com o Camtasia você pode editar o seu vídeo.

      2) Para vender um curso, por exemplo, você precisa primeiro criar as suas vídeo aulas e colocá-las numa plataforma para que os alunos possam acessar o curso. Existem plataformas prontas, como a Samba Tech por exemplo, em que você paga pela hospedagem. Mas, você pode também construir essa plataforma do zero, usando por exemplo o OptimizeMembers ou contratar um programador para fazer isso.

      3) Para vender seu curso, você precisa abrir firma sim. Principalmente, se você for comercializar via um Hotmart, por exemplo.

      Espero ter ajudado a esclarecer.

      Um grande abraço!
      Lilia

  8. Leonardo Tomé Diz: junho 4, 2014 at 5:57 pm

    Olá Lilia!
    Muito bom seu artigo. Já conheço o Camtasia, mas as outras são novidades.
    Uma outra alternativa bem interessante também é o aTube Catcher. Ele tem uma ferramenta de captura de tela e grava com áudio.
    Sucesso!

  9. Olá Lilia,
    Parabéns pelo artigo!

    Eu utilizo o Camtasia Studio, é meu preferido dentro da sua lista.

    Você contribui muito publicando informações relevantes e por isso lhe desejo sucesso na sua caminhada.

    Um abraço e até mais.

  10. Pedro Níckel Diz: janeiro 12, 2015 at 5:26 am

    Esse conteúdo ficou muito legal e é bastante esclarecedor, parabéns pelo artigo.

  11. Líllia, responda a pergunta da Ana,seria a que faria p vc!!!!!

  12. Tenho usado Screencast-o-Matic, apesar de ter a logo na versão gratuita, não interfere muito, e além disso você pode colocar um card sobre a logo em qualquer editor de vídeo, inclusive no Youtube, e também tem limite de 15 minutos por vídeo, mas vamos lá que esse é um limite razoável para um vídeo que queremos que seja assistido até o fim.
    Boa matéria Lilia.
    Sucesso

  13. olá Lilia. Você deveria acrescentar em sua lista o ACTIVE PRESENTER. Ele é parecido com o Camtasia e é gratuito.

  14. Excelente dicas Lilia Porto. Na sua opinião, qual o melhor ferramenta para MAC?
    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *