25 sites para você encontrar os melhores vídeos educativos, palestras e cursos

25 sites para você encontrar os melhores vídeos educativos, palestras e cursos
18 fev 2014

No artigo Video Marketing para Professores mostrei 11 formas do professor usar o vídeo para se posicionar como um especialista na sua área de conhecimento, alcançar novas audiências e até construir um negócio próprio.

Agora, vamos focar no vídeo para ajudar o professor a complementar suas aulas e para ajudar o aluno a tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e memorável.

Há um vasto e riquíssimo conteúdo disponível gratuitamente na Web para ser acessado a qualquer hora, em qualquer lugar, quantas vezes for necessário. 

Além das minhas escolhas pessoais – das plataformas de vídeos educativos – fiz uma pesquisa para encontrar aquelas consideradas as melhores do mundo. Uma de minhas fontes foi a RefSeek – Academic Search Engine.

Confira aqui os 25 melhores sites gratuitos que, com certeza, podem impulsionar sua habilidade de entender e influenciar o mundo à sua volta.

PS: Meus sites preferidos são: 3 e 12!

25 Melhores Sites para Aprender

1. Veduca

Veduca

Os melhores cursos universitários do mundo, em Português. Cursos de Berkeley, Havard, Columbia, Oxford, Michingan e de outras universidades renomadas.

 2. Khan Academy

Khan

Praticamente qualquer conteúdo educacional está disponível no Khan Academy. O portal foi lançado por Salman Khan, um ex-aluno do MIT que começou dando aulas para os sobrinhos pelo YouTube e se tornou um sucesso mundial.

3. TED Talks

TED

Há palestras fascinantes dos principais pensadores e especialistas da atualidade, sobre qualquer assunto: tecnologia, arte, psicologia, educação, ciência cultura e por aí vai. As palestras têm duração entre 6 a 18 minutos.

4. Inc.com

inc

O nome do site vem de “incorporation” e é uma fonte rica para o mundo dos negócios. Baseado em teorias modernas de crescimento empresarial, o Inc.com tem uma extensa rede de blogueiros e opiniões de grandes líderes.

5. How Stuff Works

How Stuff

Site da Discovery Channel com vídeos de alta qualidade. Lá você pode descobrir, por exemplo, como tornados acontecem, como motores funcionam, como tubarões atacam.

6. Academic Earth

academic earth

Cursos universitários online gratuitos das melhores universidades do mundo. Vídeos instigantes que despertam a curiosidade.

7. BrainPOP

Brain Pop

Vídeos com conteúdo original e em animação que envolve os alunos. É necessária a subscrição na plataforma.

8. Cosmeo

cosmeo

Plataforma da Discovery Channel. Mais de 30.000 videos educativos voltados para crianças e pré-adolescentes. É necessária a subscrição na plataforma.

9. Big Think

Big Think

Mais de 10.000 vídeos com especialistas e autoridades em diversos campos de atuação.

10. Brightstorm

Bright

Mais de 3.300 video-aulas gratuitas ensinadas por experts em Matemática, Ciência, Inglês e testes preparatórios.

11. CosmoLearning

cosmo

Plataforma gratuita com vídeo-aulas, cursos e documentários.

12. Coursera

coursera

Palestras e cursos ministrados por professores mundialmente reconhecidos e reforçadas através de exercícios interativos.

13. EdX

edx

Cursos em diversas áreas, projetados especificamente para o estudo interativo na Internet.

14. Futures Channel

Futures

Material multimedia de alta qualidade. Conteúdo ideal para uso em sala de aula.

15. Howcast

howcast

Vídeos “How-to” (Como Fazer) feitos por profissionais e usuários da plataforma.

16. Math TV

math tv

Vídeo-aulas profissionais em matemática. Materiais de qualidade, incluindo livros didáticos (digitais ou para imprimir), exercícios e planilhas

17. MIT Open CourseWare

MIT Open

Palestras e materiais do MIT (Massachusetts Institute of Technology) para os alunos, professores e autodidatas. 

18. MIT Video

mit

Guia com mais de 12.000 vídeos e palestras interessantes do MIT, distribuídos em mais de 100 canais.

19. NeoK12

Neo k12

Agregador de vídeos educativos infantis de alta qualidade em toda a Web

20. SchoolsWorld

school tv

Vídeos profissionais e recursos práticos para o desenvolvimento do profissional da educação.

21. TeacherTube

teacher tube

Plataforma agregadora de vídeos educacionais.

22. The Teaching Channel

teaching channel

Vídeos originais com dicas e planos de aula, pesquisáveis ​​por assunto, nível de ensino, e tópico

23. WatchKnowLearn

watch know

Plataforma abrangente de vídeos educativos agregados de toda a Web.

24. WonderHowTo

wonder how

Mecanismo de busca e diretório gratuito de vídeos “How-to” (Como Fazer).

25. YouTube EDUCAÇÃO

yt

Vídeos em diversas disciplinas acadêmicas. A maioria do conteúdo é destinado a estudantes de nível universitário, mas pode ser acessível para os mais jovens também. Ensino Fundamental e Médio. Biologia, Física, Língua Portuguesa, Matemática e Química. 

Licença Creative Commons do YouTube

O YouTube tem um acervo cada vez maior de excelentes vídeos educacionais, distribuídos em diversos canais bem conceituados.

O site agora oferece vídeos com licenças da Creative Commons. Como estas licenças, os criadores de conteúdo concedem permissão a outros para o uso de suas obras.

Os vídeos ficam acessíveis para que outros usuários do YouTube possam usá-los, até mesmo comercialmente, ou até mesmo modificar ou editar os vídeos usando o Editor de vídeos do YouTube.

Para saber se o vídeo que você vai usar está marcado com esta licença, siga estes dois passos:

1) Digite as palavras-chave na barra de pesquisa do YouTube, por exemplo, “palestras de química”.

2) Em seguida, clique no botão “Filtro” que fica à esquerda. No meio da lista, em “Características”, tem a opção “Creative Commons”. Clique e todos os vídeos que aparecem em seu termo de busca terão licença Creative-Commons.

youtube cc

Espero que as plataformas acima ajudem você a encontrar excelentes vídeos!

Deixe seus comentários abaixo


Lilia Porto

Lilia Porto é criadora da TamaPitch e especialista em Video Marketing. Também é curadora de conteúdo do site O Futuro das Coisas. Twitter: @liliapcastro | Google+

Observações

  1. sergio protzek Diz: fevereiro 18, 2014 at 11:51 am

    Olá Lilia Porto, tenho acompanhado os seus posts, textos e sugestões. O tempo é limitado e as informações muitas. Gostaria de participar mais entretanto estou finalizando os vídeos do meu curso online e tudo está aocntecendo ao mesmo tempo. Agora com esse “tesouro” que são estes 25 endereços entendo a abrangência do MKT de Resultados. Com tanto conteúdo disponível gratuitamente, nós criadores estamos sendo desafiados a gerar informação com muito mais qualidade, para atender a necessidade de nosso público. Desejo que continue nos surpreendendo cada vez mais com sua expertise em Video Marketing.

    • Olá Sérgio, muito obrigada por acompanhar! Você tem razão, com tanto conteúdo gratuito (e de alta qualidade), não há como não potencializar nosso conhecimento e como contrapartida devolver, gerando novos conteúdos! Obrigada por participar Sérgio e um forte abraço!

  2. João B. Barbosa Diz: fevereiro 18, 2014 at 11:53 am

    Olá Lília

    Muito obrigado pela sua gentileza em compartilhar as melhores fontes de informação, sobre assuntos que agregam valor ao nosso conhecimento.

  3. Obrigado pelas informações, Lilia! Como sempre você nos oferece um primoroso trabalho. Gostaria de sugerir mais um site à lista: https://iversity.org/
    Este projeto disponibiliza diversos cursos gratuitos no estilo MOOC, inclusive um curso excelente sobre Storytelling.
    Abraço!
    Adriano

    • Olá Adriano! Obrigada por trazer mais essa fonte. Visitei a Iversity agora e vi que tem cursos em diversas áreas como arquitetura, design, finanças. Muito bom! Cada vez mais podemos nos capacitar com material excelente e com muito mais flexibilidade por ser online. Grande abraço Adriano!

  4. Excelente lista de indicações, Lilia! Gostei bastante e vou recomendar para o pessoal. Conteúdo de primeira como sempre 🙂

  5. Renata Triindade Diz: novembro 18, 2015 at 11:07 pm

    Sensacional! Obrigada por compartilhar. Me ajudou imensamente. Seguindo este site em 3,2,1!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *