2 passos iniciais para que seu vídeo seja encontrado e assistido

2 passos iniciais para que seu vídeo seja encontrado e assistido
09 out 2014

Como deixar o seu vídeo fácil de ser encontrado pelo seu público?

Criar vídeos envolve investimento de tempo e dinheiro. Portanto, é preciso garantir que eles serão encontrados no meio de tantos outros que são produzidos diariamente.

Principalmente, garantir que seus vídeos serão assistidos pelo pessoas que fazem parte do perfil que você quer atingir.

Criar vídeos para pouca gente assistir é prejuízo. Por isso, é preciso fazer algo a respeito.

A melhor forma para trabalhar a VISIBILIDADE dos seus vídeos é com o SEO.

Com SEO, você posiciona seus vídeos nas primeiras recomendações do Google e do Youtube – os dois maiores motores de busca – e seu vídeo passa a ser encontrado pelas pessoas que buscam exatamente o tipo de conteúdo que ele aborda.

Esse melhor posicionamento traz dois resultados para o seu vídeo:

1. Aumento de tráfego orgânico e qualificado – uma vez que o conteúdo do seu vídeo interessa alguém que já está procurando pelo que você oferece. 

2. Aumento exponencial de autoridade, pois posicionar-se como primeiro nos sistemas de busca já é um indicativo de qualidade de conteúdo e de engajamento das pessoas que assistem seus vídeos. Entenda a Equação da Autoridade neste vídeo.

SPV-facebook-c3-470x246

Vamos agora conhecer dois passos bem simples para destacar seu vídeo da multidão.

Passo 1 – Pesquisa de Palavras-Chave

A pesquisa de palavras-chave (Keywords) é muito importante para o SEO. É a partir destas palavras ou termos que os motores de busca entendem o foco do vídeo para direcioná-lo aos resultados de uma pesquisa. 

Então, uma boa forma de você começar é checar as estatísticas do seu site.

Google Analytics é uma excelente ferramenta para você descobrir quais palavras-chave (tags) os visitantes e usuários estão buscando no seu site. É possível analisar por keyword, quais são as páginas mais visitadas e as com maior rejeição (bounce rate). 

Essa análise também possibilita você conhecer questões específicas dos visitantes e leitores do seu site que talvez você não tivesse pensado antes.

O Google também disponibiliza o AdWords Keyword Tool. Esta ferramenta de busca de palavras-chave verifica a quantidade de pesquisas globais mensais e a concorrência.  

Procure pesquisar muitas palavras-chave diferentes e escolha uma principal e 5 palavras-chave adicionais, como apoio (você vai usá-las no Passo 2). Peça também outras ideias de frases ao AdWords. Observe como as pessoas estão usando várias palavras-chave quando fazem pesquisas.

Para descobrir tendências de palavras e termos use o Google Trends. Veja no screenshot a diferença entre três termos similares: ‘perder peso’, ‘emagrecer’ e “reduzir medidas’.

google trends

Passo 2 – Otimização do Título, Descrição e Palavras-Chave

Título, Descrição e Palavras-Chave são os três elementos que você deve informar quando fizer o upload do seu vídeo no YouTube e na maioria das plataformas de hospedagem. Para uma otimização perfeita destes três elementos, siga estas dicas:

Inclua a palavra-chave no início do título do vídeo

É muito importante que as palavras-chaves encontradas durante a pesquisa no Passo 1 sejam as primeiras palavras do título do vídeo. 

Uma prática bem observada é começar o título com uma palavra-chave e em seguida dois pontos, seguido do restante do título. melhor prática é manter títulos com menos de 70 caracteres.

Use no máximo 2 palavras-chave para cada vídeo

Não utilize várias palavras-chave de uma só vez. É mais eficaz elaborar o título e a descrição em torno de apenas um tópico. Se os motores de busca (Google, Bing, etc) souberem exatamente qual o foco específico do vídeo, é provável que haja um alto rankeamento nos resultados da pesquisa em comparação a um vídeo com um foco difuso.

Seja claro e específico na sua Descrição

Seja o mais descritivo possível, explicando o conteúdo do seu vídeo. Descreva o foco do vídeo. A descrição do vídeo não deve ultrapassar 165 caracteres, para garantir que apareça 100% nos resultados de busca.

Inclua na Descrição as palavras-chave encontradas durante a sua pesquisa no Passo 1. Adicione a palavra-chave principal como sua primeira tag e logo em seguida mais 5 tags (que são as suas palavras-chave de apoio). Você também pode usar as tags de outros vídeos que tenham muitas visualizações.

Insira na sua descrição a URL completa e clicável do seu site, pois alguém pode querer fazer uma visita após assistir ao vídeo. 

Veja neste vídeo outra dica para a Descrição. 

A pesquisa de palavras-chave é essencial para um trabalho de SEO bem sucedido. Porém, SEO é bem mais do que fazer um título bem-feito ou usar palavras-chave na descrição do vídeo. SEO é pensar de forma estratégica em:

  • – Qualidade,
  • – Experiência do usuário e
  • – Técnicas que farão que seu vídeo seja reconhecido como tendo alto valor agregado.

A maioria das pessoas que cria vídeos não tem a mínima noção de SEO, muito menos de Vídeo SEO. O resultado disso é a perda de muito potencial que o vídeo pode trazer, como por exemplo a geração massiva de tráfego orgânico.

 

Deixe seus comentários abaixo


Lilia Porto

Lilia Porto é criadora da TamaPitch e especialista em Video Marketing. Também é curadora de conteúdo do site O Futuro das Coisas. Twitter: @liliapcastro | Google+

Observações

  1. wanger soares Diz: outubro 9, 2014 at 9:11 pm

    Como faço para vender produtos e serviços em um blog no face e no insta e no youtube?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *