Video Marketing para Professores

Video Marketing para Professores
05 fev 2014

À primeira vista, o sub-título deste artigo parece ser exagerado, mas há algumas evidências que ajudam a explicá-lo:

1)     Professores já sabem que, cada vez mais, os alunos esperam que as informações sejam apresentadas de uma forma dinâmica e divertida

2)     Mais do que nunca, as pessoas querem mobilidade. Elas querem consumir informação e obter conhecimento sem limites de horário e sem barreiras geográficas. 

3)     Há um vasto e riquíssimo conteúdo disponível gratuitamente na Web para ser acessado a qualquer hora, em qualquer lugar, quantas vezes for necessário. 

4)     O vídeo online se tornou um elemento-chave para a maioria dos usuários da Internet. A audiência hoje, especialmente a mais jovem,  procura conteúdo em vídeo não apenas informativo, mas também envolvente. 

5)     Os vídeos permitem explicar um assunto e contar uma história de forma muito mais envolvente do que na forma escrita e isso cria uma conexão muito mais profunda com o público

O vídeo online como ferramenta de ensino e de marketing

Empresários e empreendedores digitais já descobriram o poder do Vídeo Marketing para atingir uma maior audiência e fazer mais vendas.

E os professores e educadores brasileiros? Será que eles estão fazendo uso desta poderosa ferramenta?

O Video Marketing faz você se envolver com dezenas de milhares de espectadores. A combinação de visibilidade com um bom conteúdo ajuda a construir a reputação de forma mais rápida.

Salman Khan, da Khan Academy diz: “Uma pessoa pode produzir algo por conta própria, sem quaisquer recursos extras e atingir milhões de pessoas.”

khan-academy

Isso que ele diz é incrível! É claro que isso requer um trabalho consistente, mas essa é a natureza da educação duradoura e do marketing eficaz. A educação eficaz é um marketing poderoso para a sua missão, causa ou negócio.

Você já percebeu o aumento da quantidade de vídeos educativos na Web?

A Internet torna o nosso mundo menor e nossas salas de aula maiores.

Motivos para usar o vídeo JÁ!

Se você é professor, há várias razões para usar o vídeo no ensino, seja presencial ou online, dentre elas:

– Excelente maneira de tornar o processo de aprendizagem mais rico e dinâmico.

– Ajudar seus alunos a se envolverem mais profundamente com o assunto, e recordarem melhor as informações que aprenderam em sala de aula.

– Mostrar o seu conhecimento e experiência como professor.

– Se posicionar como especialista na sua área de conhecimento.

Construir um negócio próprio, como por exemplo, o ensino à distância

– Construção de lista de assinantes, oferecendo conteúdo gratuito.

11 Formas de Usar o Vídeo na Educação 

bannerTeacherWomanLaptop

Aqui estão onze maneiras de usar o Video Marketing para ENVOLVER seus alunos, expandir sua AUDIÊNCIA e construir sua REPUTAÇÃO.

1. Vídeos disponíveis na Web

Se você não pretende criar seus próprios vídeos, você pode utilizar vídeos já produzidos por outras pessoas.

Há uma imensa quantidade de vídeos disponíveis na Web que podem ser utilizados para complementar suas aulas e aumentar a retenção dos alunos sobre o assunto ensinado na classe.

Neste artigo, listo as 25 melhores plataformas online para encontrar vídeos educativos.

2. Gravação das aulas

Suas aulas podem ser gravadas para serem assistidas pelos alunos quantas vezes eles quiserem e precisarem.

Se você ou sua escola deixa algumas destas aulas online e de forma pública, qualquer pessoa na Internet poderá assistir, o que poderá atrair novos alunos para sua turma ou escola.

Vídeos gravados em sala de aula, são uma ótima maneira para os alunos e os pais obterem insights e conhecimento sobre um assunto acadêmico.

As apresentações e seminários de seus alunos também podem ser filmados (com a permissão deles, claro). Você fica com um arquivo digital para mostrar os melhores vídeos para outras turmas usarem como referências para novas apresentações e projetos.

3. Projetos em vídeo

Uma maneira de deixar seus alunos bem motivados é pedir para produzirem projetos escolares ou universitários usando o vídeo.

Você pode criar um blog da turma e incentivar os alunos a registrarem seus projetos lá.

Ao publicar os vídeos no blog, os alunos também poderão compartilhar seus trabalhos com a família e amigos. E com o blog, você fica com uma biblioteca de vídeos para mostrar às novas gerações de alunos e ao seu público-alvo.

4. Vídeos Educacionais e Tutoriais

Nada melhor para enriquecer a explicação de um assunto do que gravar um vídeo.

Você pode, por exemplo, fazer uma pequena viagem e registrar numa video-aula coisas relacionadas ao tema que você está ensinando, como por exemplo, entrevistar pessoas, filmar locais, mostrar imagens e dar sua opinião sobre o tema.

Você também pode produzir uma série de vídeos “Como Fazer” ou “How-to”, baseada em um tema envolvente em uma das suas áreas de estudo e compartilhar estes vídeos, oferecendo valor ao seu mercado-alvo.

Agora pense:

1. O que você pode ensinar on-line?

2. Para quem você vai ensinar?

tutorial

5. Educação on-line

O vídeo é uma excelente maneira de você atingir um público maior, não ficando restrito apenas às instituições de ensino da sua cidade.

Você pode atingir novos públicos levando os seus ensinamentos para a web, seja criando um blog ou criando uma plataforma de curso online.

O ensino é hoje uma das indústrias online mais promissoras e lucrativas e a vídeo-aula é uma ótima maneira de ensinar e passar a sua mensagem adiante, beneficiando mais pessoas.

6. Aulas ao vivo

Vídeos educativos pré-gravados, como vimos no item anterior, é uma grande ferramenta de educação e de marketing em seu negócio. Mas, você pode dar um outro passo usando “video streaming”.

Video streaming  é um evento em que você dá uma aula ao vivo e responde perguntas em tempo real, criando uma conexão mais forte com o seu público.

As pessoas se inscrevem para assistir o evento, e por ser ao vivo, você não precisa perder tempo em editar seu vídeo.

Webinar blackboard sign

7. Coaching

Se além de professor, você também é coach, o vídeo é uma execelente maneira de ensinar, treinar e compartilhar temas da sua área de especialização.

Você pode gravar seu programa de coaching ou treinamento em vídeo e levar para um público maior do que seria apenas com sua consultoria local.

8. Narrativas

Contar uma história é uma forma poderossíma de exercer influência. Ela faz com que as pessoas prestem atenção em você e se conectem com você.

Contar histórias sobre sua vida e suas experiências e conversar sobre temas que você gosta, é uma forma comprovada de gerar “buzz” para você.

Procure por histórias que inspiram ou que criam identificação com o seu público-alvo.

Fazer a pessoa que está assistindo seu vídeo, conseguir se enxergar, se vê dentro da história que você está contando, isso é muito poderoso, gera conexão imediata.

Normalmente, este tipo de vídeo gera muito compartilhamento social e altas contagens de visualização.

9. Palestras e Discursos

Se você for participar de uma palestra ou fizer um discurso, considere gravar e publicar o vídeo em seu blog ou em plataformas como o YouTube.

Se você pesquisar as palavras chaves “Palestra” ou “Lecture” (em Inglês) no YouTube verá uma grande quantidade de vídeos nas mais diversas áreas de conhecimento.

O discurso de formatura de Conan O’Brien na Faculdade de Dartmouth tem mais de 500.000 visualizações. Quando as palestras ou discursos são realmente bons, geram uma grande quantidade de visualizações e chamam a atenção para você e a instituição onde você ensina.

10. Depoimentos de Alunos

Potenciais alunos procuram cada vez mais a Web para saber o que outros alunos dizem sobre professores e cursos que desejam frequentar.

Ter alunos dispostos a falar do que gostam de você e do seu curso pode fazer maravilhas para convencer um candidato. Mas é fundamental encontrar um aluno que seja capaz de falar sobre você com paixão.

11. Novas Ideias Para Professores!

A décima primeira forma, na realidade, pode se transformar em mais 17 formas! Deixa eu explicar:

Minha amiga Ana Paula do site Mais Aprendizagem, que também é professora, recentemente fez um webinário com 17 ótimas idéias de negócios para professores. E o vídeo é uma importante ferramenta para estes negócios que ela apresentou! Para saber mais clique aqui!

6 Dicas para Criar Seus Vídeos

camera-in-every-classroom

Agora, vamos ver estas seis dicas úteis para quando você for usar seus vídeos como ferramenta de ensino.

1) Videos curtos

 A geração que está hoje nas salas de aula – seja esta sala física ou digital – é familiarizada com o YouTube e quer assimilar assuntos em porções menores.

 Apresentar conteúdos diversificados em uma única aula é comum quando a aula é presencial, mas em ambientes virtuais, seus vídeos devem ser objetivos e tratar de assuntos específicos.

O ideal é que cada vídeo aborde apenas um tópico, com duração de no máximo, 10-15 minutos.

2) Linguagem acessível

Certamente, você detém um monte de conhecimento e experiência no assunto que você ensina. Seu desafio é transformar o seu conhecimento em algo compreensível e útil para as pessoas.

Não pense que nos seus vídeos você deve falar de forma sofisticada ou complicada. Quanto mais clara e simples for sua linguagem, melhor a conexão que você cria com a sua audiência.

A sua fala deve ser em tom de conversa, ser informal. Fale como se tivesse falando apenas para um aluno e não para uma auditório repleto de gente.

3) Gravação de tela (Screencast)

Se você não se sente confortável em aparecer nos vídeos, não se preocupe!

Há a alternativa de usar apenas a sua voz e os slides de uma apresentação em PowerPoint (PC) ou Keynote (se você usa Mac).

Enquanto você passa os slides e faz a narração, um software grava tudo. Esse software pode ser o Camtasia, o Screenflow ou o Camstudio que é gratuito.

A única coisa que você tem em mãos para prender a atenção dos alunos é a sua voz e o seu cursor. Quanto mais familiaridade você tiver com as ferramentas digitais, mais relaxado e confortável se sentirá.

4) Se sentir confortável

Se você realmente quer começar a gravar seus vídeos, mas não se sente confortável, a gente te ensina a relaxar para que você tenha leveza para transmitir sua mensagem para o mundo.

No nosso Video Coach  a gente trabalha para que você domine sua performance frente à câmera: uso da voz, postura, expressão facial, gestos e comunicação visual. Treinamos várias vezes a sua apresentação com o nosso método exclusivo, para que você crie empatia  e conquistar seu público.

5) Vídeos com outros professores

Duas pessoas conversando sobre determinada matéria é uma forma mais dinâmica de apresentar um conteúdo do que apenas uma pessoa.

Identifique quais são os assuntos de maior dificuldade para os alunos e use o diálogo com outro professor para explicar de uma forma mais dinâmica.

Vocês irão completar as ideias um do outro de maneira que a aula será ainda mais rica. Tome apenas cuidado com o foco da aula e com termos técnicos e conceitos explicados de forma complexa.

6)    Legendas

Colocar legendas ou transcrições nos vídeos atende alunos com deficiência auditiva. Pense nisso!

 

Se a educação é o novo marketing, então o sistema educacional brasileiro precisa abraçar o vídeo como uma forma viável de aprendizagem dos alunos.

Comece hoje mesmo a usar os vídeos na sua estratégia de ensino e de marketing!

Estas dicas de hoje foram gratuitas. Em breve vou apresentar um material mais aprofundado em Video Marketing para ajudar você a ter resultados com o vídeo.

No próximo artigo, você vai conhecer as 25 melhores plataformas da atualidade para encontrar excelentes vídeos que irão ajudar você a complementar suas aulas.

Deixe seus comentários abaixo


Lilia Porto

Lilia Porto é criadora da TamaPitch e especialista em Video Marketing. Também é curadora de conteúdo do site O Futuro das Coisas. Twitter: @liliapcastro | Google+

Observações

  1. Otimo artigo Lilia, qualidade de conteudo, como sempre vindo de voce! Parabens, esse me parece o caminho certo, super bem pensado para o mercado ai como solucao e alavanca para educacao.
    Abraco, Ricardo

  2. Ótimo artigo Lilia!
    E tenho certeza que irá ajudar sim a muitos professores. A educação no Brasil já está se transformando por conta do EAD, é questão de tempo para todos os professores descobrirem isso.
    abraço,
    Felipe Melo

  3. Olá Lilia, tudo bem?
    Mais um belíssimo artigo que nós da forças para desenvolvermos novos projetos, atingir ainda mais nossa audiência e, como destacado no artigo, tornar-se referência no assunto que trabalhamos.
    Muito obrigado!

  4. Que a paz de Cristo esteja com vc e sua família.
    Obrigado pelo excelente e instrutivo artigo.
    Forte abraço
    Og Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *